Tipos de Jardins

Tipos de Jardins

Quais são os tipos de Jardins ?

Atualmente existe uma gama bastante ampla de tipos e estilos de jardins (muitos deles pensados para as construções modernas), o que permite ao paisagista juntamente com o cliente estudar a melhor opção para o espaço a ser utilizado no projeto, possibilitando criar um belo jardim em qualquer ambiente.

Dentre os tipos de jardins mais projetados atualmente, seguem alguns que merecem destaque:

Jardim de inverno

Geralmente implantado nas clarabóias das construções ou em pequenos nichos encerrados por vitrines. Muito solicitado para clínicas, consultórios, restaurantes e lojas, dentre outros estabelecimentos.

 

Jardim de Inverno

Jardim de Inverno

Jardim minimalista

Estilo moderno e prático de composição, onde as espécies utilizadas são principalmente as plantas suculentas, xerófitas (plantas de ambientes áridos e semi-áridos) e o bambu-mossô, quase sempre combinados com a forração por britas ou seixos.

Esse estilo é bem interessante para pequenos espaços e para pessoas que possuem pouco tempo disponível para a manutenção do jardim, já que as plantas podem ser regadas em intervalos bem maiores quando comparadas àquelas dos jardins tradicionais.

Jardim Minimalista

Jardim Minimalista

 

Jardim comestível

Remete aos quintais acanteirados das antigas construções, onde se plantavam aleatoriamente ervas aromáticas, temperos e hortaliças. Nesses canteiros é possível cultivar vegetais livres de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, ou seja, os tão saudáveis alimentos orgânicos.

Atualmente esse tipo de jardim é implantado de maneira que ainda se mantém essa alta funcionalidade e o valor nutritivo dos alimentos, mas agora combinada a uma estética atrativa.

Jardim Comestivel

Jardim Comestivel

 

Jardim vertical

Para aqueles que moram em apartamentos ou em pequenas casas, também é possível ter um jardim; e o mais importante: sem reduzir o espaço útil dessas residências. Os jardins verticais são belos arranjos de vasos, floreiras e espaldeiras, projetadas para muros e paredes de abrigos, sacadas, pequenos quintais e áreas de serviço.

Nessas composições é possível mesclar espécies ornamentais com ervas e temperos, tornando o conjunto ainda mais interessante.

Embora existam dezenas de estilos “pré-definidos” de jardins, a flexibilidade técnica e artística dos projetos permite ao profissional inovar e criar blends ou combinações de espécies e elementos de diferentes modelos de jardins em um único espaço, ou até mesmo criar um estilo próprio.

Jardim Vertical

Jardim Vertical

 

Deixar Um Comentário