Planejamento de Jardim e paisagismo

Início/Casa e Jardim/Curso básico de Paisagismo/Planejamento de Jardim e paisagismo

Planejamento de Jardim e paisagismo

A importância do Planejamento no paisagismo

Os habitantes das grandes cidades em meio ao desenvolvimento desenfreado passam a sentir a necessidade premente de reconciliação com a natureza, e implantando áreas verdes nos espaços disponíveis entre as construções, recompõe a paisagem.

É onde o paisagismo destaca-se como fator imprescindível e fundamental. O paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio desordenado de algumas plantas ornamentais. Muito mais do que isso é a técnica artesanal, aliada à sensibilidade, procurando reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções.

O paisagismo tem a finalidade precípua à integração do homem com a natureza facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. É inegável a influência benéfica das áreas verdes na vida de qualquer comunidade.

A prática do paisagismo em mãos inábeis acaba por deturpar suas finalidades principais, muitas vezes transmutando-o em mera mercantilização do verde.

Planejamento de Jardim

Em muitos ambientes, a luz solar direta passa a ser um incômodo, aumentando a temperatura do ambiente, impedindo a colocação de móveis próximos às janelas, além de alguns outros problemas.

Mas o fechamento da janela causaria escuridão. Para esse caso, o paisagista pode sugerir o plantio de alguma espécie de planta na frente da janela problema. Essa espécie deverá possuir altura e copa, adequados à situação. Além disso, o aspecto estético é essencial, devendo também ser levado em conta na escolha da espécie a ser plantada.

A redução da temperatura de ambientes parece algo sem comprovação, mas a presença de plantas realmente reduz a temperatura do ambiente no qual ela se encontra, quando em altas temperaturas. Isso se dá devido à evaporação de água pelas folhas, processo no qual é necessária uma quantidade de calor, sendo esse fato o responsável pela redução da temperatura local.

Em locais excessivamente quentes, o plantio de árvores e arbustos é ideal, além da colocação de gramados, uma vez que quanto mais bem distribuídas as folhas no ambiente, mais eficaz será a regulação da temperatura. Esse processo pode ser facilmente relacionado com o funcionamento dos nebulizadores, e dos climatizadores.

Deixar Um Comentário