Influência das cores no Paisagismo

Início/Casa e Jardim/Curso básico de Paisagismo/Influência das cores no Paisagismo

Influência das cores no Paisagismo

Num projeto de paisagismo as cores têm várias formas de atuação sobre o homem, podendo até mesmo influenciar mudanças no seu temperamento. A ação das cores pode ocorrer de modo direto, pela capacidade emotiva da própria cor ou de maneira indireta, pela psicofisiologia das características dos contornos e volumes de um espaço, seja quanto às formas ou cores.

Tudo isso indica que a paleta de cores utilizada num projeto de paisagismo deverá sempre manter uma estreita e direta correlação com o ambiente e os objetivos pretendidos.

Antes de definir o melhor projeto para um jardim é necessário lembrar que a natureza oferece espécies que abrangem uma extensa gama cromática, cada qual servindo a um determinado objetivo de concepção.

De acordo com a classificação das cores, o azul, o verde e o amarelo esverdeado transmitem paz e tranquilidade ao ambiente atuando como sedativas no ser humano. Roxo, púrpura, vermelho, laranja e amarelo, criam imitação pela concentração visual no cenário transmitindo segurança e firmeza.

Vermelho e suas tonalidades predominam como focos de atração visual na paisagem e atuam como excitantes. Amarelo ao laranja transmitam sensação de ligeireza, predispondo à hiperatividade visual no cenário. Irritantes. Vermelho ao laranja cria sensação de calor ao cenário, conferindo segurança e firmeza ao homem.

Verde ao azul são repousantes e luminosas criando sensações de frescor e proteção no cenário. Amarelo esverdeado ao verde conferem ao cenário sentido de acolhimento e intimidade.

Vermelho, púrpura, roxo, azul escuro e verde escuro configuram seriedade, distinção e destaque no cenário. Quando predominantes causam depressão. Laranja claro, amarelo, amarelo esverdeado e lilás claro conferem sensação de leveza e amplitude ao cenário e atuam como calmantes nas pessoas.

paleta de cores paisagismo

paleta de cores paisagismo

Facilmente reconhecemos um jardim mal planejado. Cores mal escolhidas podem ter um efeito desastroso na harmonia de nossos jardins. Assim, conhecer o disco das cores e fazer bom uso dele é fundamental. O disco das cores é composto pelas cores primária, secundária e terciárias.

O azul, o amarelo e o vermelho são as primárias e, a partir delas se formam todas as outras cores. Podemos utilizá-las quando queremos o máximo contraste. As cores secundárias compreendem a misturade duas primárias, então:

  • (amarelo + azul = verde)
  • (amarelo + vermelho = laranja)
  • (azul + vermelho = violeta)

As cores terciárias principais são a combinação entre uma primária e uma ou mais secundárias. Entre estas podemos citar o rosa, o turquesa, o amarelo-limão, etc.

As cores complementares são as que oferecem as melhores combinações e são obtidas pela observação das cores opostas no disco das cores. Desta maneira sabemos que o vermelho combina bem com o verde. Desta combinações temos resultados vibrantes e alegres.

Devemos sempre utilizar cores complementares com a mesma saturação e intensidade, isto é, o azul forte combina com o amarelo forte e azul forte não combina com o amarelo fraco.

As cores análogas são interessantes no paisagismo, à medida que queremos um ambiente mais suave. Elas são as cores próximas no disco das cores. Ex.: amarelo, laranja e vermelho.

 

 

Deixar Um Comentário